Nosso Blog

Colheita do Feijão avança, mas seca afeta qualidade

 

 

Segundo o Informativo Conjuntural da Emater/RS-Ascar, divulgado em 6 de fevereiro, a colheita da primeira safra de feijão no Rio Grande do Sul está quase concluída nas áreas com cultivo de duas safras. A produtividade varia conforme os insumos e as condições climáticas.

As lavouras mais precoces apresentam boa qualidade e aceitação no mercado, enquanto as mais recentes tiveram queda na qualidade, afetando a rentabilidade dos produtores. A produtividade média no estado é de 1.600 kg/ha.

 

Na região de Ijuí, 86% da área foi colhida, mas a produtividade caiu devido à baixa qualidade dos grãos, resultando em um rendimento médio de 1.900 kg/ha. Em Pelotas, a colheita está em andamento, com produtividade variando de 1.200 a 1.800 kg/ha. Em Santa Maria, as lavouras semeadas mais cedo tiveram bons resultados, mas a estiagem afetou as demais.

Em Soledade, a colheita foi concluída com boa qualidade e produtividade média de 1.500 kg/ha. Nos Campos de Cima da Serra, as lavouras ainda estão em fase de desenvolvimento vegetativo e floração, com sanidade das plantas sendo mantida.